A Primeira Papinha
A introdução de alimentos que não seja o leite materno somente deve ocorrer após sexto mês de vida do bebê. Deve ser feita em pequenas quantidades e com critério para observar possíveis reações alérgicas. Clique aqui e veja uma receita para a primeira papinha do bebê.
A papinha sequencial
Mudando o Sabor
Mudando o Sabor
Depois de duas semanas oferecendo vários tipos de legumes e hortaliças em pequenas combinações, já podemos variar esses combinações com mais ingredientes ao mesmo tempo. Clique e veja a sugestão.
Receitas com pedaços
O segredo agora deixar tudo bem cozido, macio e os pedaços bem pequenos. Já é hora do bebê sentir os sabores de cada ingrediente. Para começa experimente a receita Cabelinho-de-anjo. Veja mais receitas clicando no menu ao lado a opção Bebês de 6 a 8 meses.
Receitas mais elaboradas
O bebê já começa a comer bem, já até começa a demonstrar do que gosta mais ou menos. Então é hora de começar a ampliar esse cardápio e deixá-lo explorar novos sabores. Experimente: Delícia de frango. Veja mais receitas clicando no menu ao lado a opção Bebês de 8 a 12 meses.
Hora do suquinho
O mais tradicional e recomendado é o suco de laranja do tipo "serra-d'água" ou "lima", principalmente para a intodução. Mas outros tipos de suco são muito bem-vindos e algumas combinações além de deliciosas são super-nutritivas. Para começar, nossa sugestão é: Cenoura com laranja. Veja mais receitas clicando no menu ao lado a opção Sucos.
Sopinha. Que delícia!
Principalmente à noite, uma sopinha é muito bem-vinda. Nas noites de frio nem se fala. Oferecer sopa ao bebê e às crianças à noite irá criar um hábito muito saudável e evitar que no futuro elas só queiram lanches à noite. A sopa é uma alimento mais leve e ideal pra ser consumida à noite. E claro, deve ser suculenta e saborosa. Uma boa sugestão para começar é a Sopa de Aveia.
De frutas a doces
Taí uma coisa que toda criança adora nas refeições: a sobremesa. Mas a maioria tá fim mesmo é de um doce e não de uma fruta como deveria ser. Por isso, vá acostumando desde já seu bebê a comer a sobremesa e que de preferência seja uma fruta. De vez em quando, é claro, um doce cai muito bem. Nada de radicalismos. Experimente: Doce de Maçã.
AVISOS IMPORTANTES
O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA:
O aleitamento materno evita infecções e alergias e é recomendado até os 2 (dois) anos de idade ou mais. Após os 6 (seis) meses de idade continue amamentando seu filho e ofereça novos alimentos.
Nenhuma receita substitui o leite materno. Portanto, mesmo oferecendo esses alimentos, aqui sugeridos, continue amamentado-o pelo menos até os 2 (dois) anos de idade.