A prática de exercícios físicos durante a gravidez é recomendada como forma de aumentar o bem estar durante os nove meses de gestação, ajudando a evitar alguns problemas típicos, como a dor nas costas da gestante por exemplo. Pesquisas recentes comprovam que o risco de diabetes gestacional é muito menor em gestantes ativas. Com o exercício, aumenta a produção de endorfina, hormônio que esta ligado ao bem-estar, e também melhora a oxigenação do organismo, o que reforça o sistema imunológico da mãe e do bebê. Depois de uma sessão equilibrada de exercícios, você se sente mais equilibrada, tem um sono restaurador e ainda garante a boa forma para o parto.
Entretanto é importante saber que há modalidades esportivas particularmente recomendáveis para o período de gestação e outras, de maior impacto e risco, que podem ser prejudiciais. Mesmo que você já seja esportista, o ideal é primeiro conversar com seu médico para definir se haverá alguma restrição.
Entre as modalidades mais indicadas para gestante estão a natação, hidroginástica, yoga
e caminhadas.
- Natação: a articulação do quadril é exercitada, enquanto você relaxa a base da bacia sem esforço. Esse tipo de movimento acaba sendo importante para preparação ao parto, bem como exercícios de respiração.
- Hidroginástica: fortalece a coluna e a base da bacia, além de relaxar os músculos com os exercícios de baixo impacto.
- Yoga: Ajuda no trabalho postural. Os exercício de respiração tem uma ação calmante e o corpo e carregado com novas energias.
- Caminhada: Um dos melhores exercícios para as gestantes, porque ela ajuda a manter a forma sem sobrecarregar joelhos e tornozelos. É também uma atividade física que pode ser realizada ao longo dos nove meses da gestação e um dos jeitos mais garantidos (e baratos!) de começar a se exercitar para aquelas que levavam uma vida mais sedentária.
É muito importante praticar esportes dentro dos limites do seu corpo e também é importante que você sempre se sinta bem durante e após a atividade. Ouça os sinais do seu corpo, e caso tenha alguma fraqueza ou tontura, hemorragias, falta de ar ou enjôos, converse com seu médico a respeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário